LógicaMENTE Sã

Pessoas, sempre falo isso em consultório: A saúde emocional pode ser vista como algo lógico: Temos que fazer contas de quanto entra e quanto sai por dia. Quanto que temos de crédito e quanto temos de débito. O que sobra e o que falta:

Mas, não temos como usar uma calculadora para isso, então, nossa máquina para isso é nossa percepção de resultados: Podemos estar produzindo em quantidade adequada e estarmos saudáveis (física e emocionalmente) ou podemos estar produzindo em quantidade insuficiente e estarmos com sintomas (físicos ou emocionais) que pode ser ou não uma doença.

Essa é a base para começar a perceber a importância do equilíbrio do corpo: físico, emocional e espiritual.

Quem é o responsável por isso? Bem, são muitos: Fatores genéticos, biológicos, ambiente, etc. Aqui, vamos falar de um importante neurotransmissor, que é produzido no cérebro, e atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Tem palavras linda par descrever essa menina, mas vamos ao que interessa em resumo:

S e r o t o n i  n a  = substância do Bem Estar

Memorizem que temos que produzi-la em bastante quantidade todos os dias. Calculem.  Vamos representar de maneira simbólica que temos que produzir. Repito, os números são simbólicos.

>200 para nos sentirmos felizes.  

 100 para nos sentirmos em paz,

< 100 estamos na zona de risco para o mau humor, tristeza, etc.    

Como não temos como visualizar o número, vamos entender que quando estamos com sintomas de alegria, estamos com excelente produção, quando estamos em tranquilos, em paz mas sem aquela alegria gostosa, estamos produzindo bem, mas podemos melhorar e quando estamos tristes, com sintomas de ansiedade, pensamentos excessivos,dores, mal humor, irritados, agressivos, entre outros sintomas negativos, estamos produzindo pouca serotonina.

BIPOLAR, UNIPOLAR OU EM EQUILÍBRIO: Todo mundo deveria seguir isso…

Qual é a solução para isso?

Aumentar a produção da sua fábrica de serotonina continuamente – todos os dias (ou seja, seu organismo tem que ter estímulos para produzir dosagens necessárias para cada dia).

Como? Traremos aqui 5 ideias básicas para atingir essa fase. Às vezes imaginamos que precisamos de algo espetacular para atingir esse ponto, comece pelo básico:

  • VIDA EM MOVIMENTOS

Como fazer isso? Normalmente se movimentando: Buscar um vídeo no youtube de atividade física e ficar em casa, se exercitando… se essa atividade tiver música, aumenta os estímulos para a produção de serotonina, e se, além disso,  essa atividade for em grupo, aumenta ainda mais, se for em outro ambiente, mais aumento.  Compreende-se que uma atividade pode produzir uma dose de serotonina, mas, essa mesma atividade pode aumentar a dosagem, associada a um novo ambiente ou com pessoas queridas pode potencializar a produção.

Movimentar-se para fazer aquilo com um toque de prazer: Tenho atividades domésticas, por que não dividir melhor para não ficar sobrecarregada? Por que não dividir as tarefas com os integrantes de casa? Por que não incluir um produto gostoso naquela salada sem graça? Por que não tentar se divertir com essa atividade que não te causa tanto prazer? Colocar uma música, conversar com alguém, buscar uma nova receita, colocar uma luz de vela no ambiente, usar um amaciante que traga um cheirinho gostoso, enfim, fazer algo que te faça se sentir melhor com aquela atividade. É fácil reclamar, difícil é ser criativo e se reinventar nessas rotinas de responsabilidades nem sempre prazerosas.

  • ROTINA DIÁRIA

Parece muito simples, mas como você se sente num dia que conseguiu fazer tudo que estava listado em sua agenda? Aquele dia que você não teve tempo para o Facebook ou WhatsApp? Pois é, a maioria das pessoas não sabem mas têm uma sensação muito boa quando se vêem produtivas. Produzir muito em um dia, eliminar pendências, seguir uma disciplina nas tarefas traz sensação de bem estar.

Confesso que não é fácil chegar nessa fase, de não procrastinar, mas pode começar fazendo uma agenda, colocando alertas no celular, marcando com outra pessoa.

O contrário também pode acontecer, excesso de atividades todos os dias pode estressar. Assim, veja o que pode ser reprogramado, pois todo mundo merece viver em paz, ter seu momento para si, ainda que seja ver coisas banais na TV, mas é seu momento, e você pode usá-lo como quiser, desde que se sinta desacelerado, tranquilo, sem problemas na cabeça.

Quanto tempo vai guardar para você? Depende se sua necessidade, de sua agenda, de sua organização, etc.

  • BOA ALIMENTAÇÃO

Quando uma pessoa inicia o tratamento comigo, percebo que algumas delas querem foco direto na dificuldade… Ednea eu vim aqui só para tratar disso. Quando eu pergunto como é a alimentação dela, o que tomou de café da manhã, almoço, jantar, lá vem a surpresa… Não estou numa nutricionista não é mesmo?

Sabia que o equilíbrio mais simples é o primeiro ponto a ser trabalhado na maioria dos tratamentos que eu conduzo?  Os mais comuns são: Equilíbrio do sono, da alimentação, de movimento/rotina, de se doar e receber (entre outros: de necessidade de atenção, de dizer sim e não, de trabalho, de relação social, de momentos para você, de espiritualidade, etc.)

Se você conseguir sozinho, é algo que deve começar e não parar nunca mais. Já chegara na psicoterapia com um tópico a menos à tratar.

Se alimentar bem. Seu corpo merece, exige e cobra no futuro, que a gente sabe que não é num futuro muito distante, envelhecemos sem perceber.

Apesar desse vídeo ser direcionado para a pessoa com transtorno bipolar, sugiro que todos aprendam, mostra a importância do equilíbrio na alimentação: https://www.youtube.com/watch?v=58L__N_19Rk

  • BOA NOITE DE SONO

Voltamos no item 3 que um dos grandes responsáveis pelo desequilíbrio do sono. A alimentação. Buscar entender sobre a ansiedade, traumas.e trazer a higienização do sono. Alguns casos é necessário uso de medicação para a ativação adequada dos níveis de adrenalina na hora de dormir e na hora de se levantar.

Mas o dormir bem normalmente se resolve com o equilíbrio de alimentação e emoção (ansiedade, angústia, estresse, entre outros)

Por isso fazemos a higiene do sono, com investigações de fatores de stress e atividades mostrando par o corpo e mente que é hora de dormir.

  • MENTE SÃ

Vida espiritual em dia com você. Que pode ser qualquer prática eu você faça em busca de serenidade, de seguir seus valores, de se fortalecer, de ressaltar seu poder , sua força interior. Isso pode ser em ambiente de espiritualidade, de encontro com a natureza, com a prática de atos bons, de ajuda ao próximo, ou de se voltar à você. Cada um tem seu próprio entendimento dessa prática de espiritualidade.

Produzir bons pensamentos, se sentir satisfeito consigo mesmo, não se frustrar por  não conseguir controlar o outro em sua verdade, se sentir realizado pelos seus atos e pensamentos, equilíbrio entre o que pensa e o que faz… enfim, são muitas situações que nos trazem essa sensação de serenidade e mente sadia.

Bem, fiquei feliz em poder trazer situações corriqueiras mas que são essenciais para o bem estar. Tente praticar isso continuamente. Vamos ver quanto você acumula por dia em sua produção de serotonina.

+ Se produz mais do que precisa = sentir-se feliz.

0 Se produz o que precisa = sentir-se em paz.

– Se produz menos que precisa + sentir-se mal (incômodo)

Como anda seu farol da serotonina? Se não estiver conseguindo sozinho, um psicólogo da linha cognitivo-comportamental poderá ajudar. Ele investiga seu funcionamento, seu modo de viver, suas crenças, seus comportamentos repetitivos. Compreendem juntos os pensamentos que levam a determinados sentimentos, e, consequentemente entender de onde vem o comportamento inadequado. Com essa compreensão da pessoa, vai usar técnicas de mudanças de comportamentos.

 

Um forte abraço !

 Por: Psicóloga Ednea Dias